Prezados
alunos e alunas,
No
sábado, 20 de abril, tivemos nosso primeiro encontro para discutirmos « Internet, Mídias e formação do
educador ».
A
proposta principal da aula foi a construção de uma síntese colaborativa
utilizando o Google docs.
Para
dinamizar o texto, trouxemos algumas discussões pedagógicas sobre tecnologias e
educação (ver slide 1).
Em
seguida, os alunos partiram para a atividade prática assumindo diferentes
perspectivas:
1. Testador
da ferramenta: o que eu posso ou não fazer (quais os passos para inserir um
link, por exemplo)
2. Avaliador:
os limites da ferramenta (interface, numero de editores on line, etc)
3. Colaborador:
alimentar o texto com os debates que tivemos em sala de aula, com relatos de
experiência, com leituras complementares.
Além
disso, criaremos uma CARTA DE CONDUTA para este trabalho colaborativo.
Eu
decidi infiltrar 4 perfis de colaboradores que irão realizar algumas práticas
orientadas pela professora.
Os
outros alunos da sala terão que identificar que tipos de perfis foram
infiltrados pela professora, quais são suas funções (afinal de contas sabemos
quem são os alunos, mas não sabemos qual a missão de cada um deles).
Para
os alunos que não estavam presentes no sábado 20 de abril, basta enviar uma
mensagem para doriele.andrade@gmail.com
e informar um endereço GMAIL para que eu possa incluí-los como editor da síntese.
Em
seguida, introduzimos as discussões sobre EDUCOMUNICACAO, que alimentará nossa
segunda atividade prática: oficinas educomunicativas com uso de redes sociais.
Adiantei a temática para que os grupos comecem a pensar nos “TEMAS
GERADORES”. (slide
2 educomunicação).
Para
estas oficinas, os grupos de trabalho foram formados:
Grupo
1
|
Alessandra
Ferreira
Dimas
|
Grupo
2
|
Alda
Arlete
Débora
Saulo
|
Grupo
3
|
Fernando
Diego
Ronaldo
|
Grupo
4
|
Abya
Léia
Valdiriana
Jaime
|
Grupo
5
|
Mauro
Aninha
Vera
|
Solicito que os alunos
Gerivaldo, Geraldo e Jefferson tentem se encaixar nos grupos pequenos.
No primeiro momento que li o recorte do texto, confesso que não entendi muito bem a mensagem, porém, na segunda leitura percebi que se tratava de um embate de culturas diferentes e que cada povo diante das suas limitações ou avanços podem desenvolver ou aprimorar novas técnicas para um bom desempenho do que já existe.No caso específico em que os povos "primitivos" queimam os aparelhos de comunicação moderna, eles simplesmente estão aprimorando suas técnicas de comunicação.
ResponderExcluirFACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
ResponderExcluirCurso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
Disciplina: “Internet mídias e interatividade na formação do educador”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Professora: Dr.ª Doriele Andrade Duvernoy.
Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.
É uma honra esta participando deste modulo “Internet mídias e interatividade na formação do educador”. Na presença e orientação da Dr.ª Doriele Andrade Duvernoy. Pois vai ser de grande valia como um grade manancial de conhecimentos a serem adquiridos com satisfação!
FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
ResponderExcluirCurso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
Disciplina: “Internet mídias e interatividade na formação do educador”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Professora: Dr.ª Doriele Andrade Duvernoy.
Aluno: Débora da Silva Cézar
Esse módulo, possibilita os professores participarem de um grupo de estudos no contexto da pesquisa com objetivo de discutir propostas de formação.